Óleo de Melaleuca

Conheça Mais sobre o poderosa óleo e suas utilidades, compre em http://www.ciadocabeleireiro.com.br/loja
Aplicações:

Anti-séptico, anti-bacteriano, anti-fúngico, anti-virótico, parasiticida, analgésico, neurotônico  e imunoestimulante

Uma das vantagens de se recomendar o óleo de tea tree como anti-séptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. O óleo possui uma complexidade química tão grande, com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso do tea tree em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais.
O óleo de Melaleuca (Tea Tree Oil) é um potente agente anti-séptico, antifúngico e parasiticida natural, não tóxico e não irritante para os tecidos, que tem sido largamente testado clínica e laboratorialmente. O óleo de Melaleuca é reconhecidamente um germicida potente, eficaz em inibir o crescimento de diversos tipos de microrganismos, tais como: Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Candida albicans, Aspergillus Níger, Streptococcus pyogenes, dentre outros, mesmo na presença de sangue ou de material fecal.
  

Staphylococcus aureus

Dentre os diversos tipos de usos que o óleo possui, podemos dizer que o mais interessante é na eliminação de bactérias causadoras de infecções. Pesquisadores australianos demonstraram uma ação rápida em vitro, de menos de uma hora sobre todas as bactérias das colônias estudadas, em diluições que variavam de 0,5% até 1,25% conforme o tipo de microorganismo.  Eles estudaram a ação do tea tree sobre um tipo de "supermicróbio", comumente resistente a meticilina ou MRSA, o Staphylococcus aureus, uma bactéria hospitalar que não responde a antibióticos e mata pacientes em todo o mundo. Descobriram que apenas uma pequena quantidade do óleo de tea tree (uma concentração de 0.25%, equivalente a 5 gotas em 100ml água), foi suficiente para inibir o crescimento bacteriano; com o dobro da dosagem (0.50%), ele mata esta bactéria. Desta forma, não só o uso do tea tree na eliminação de infecções é válida, mas também seu uso na purificação de água e alimentos (como alternativa ao cloro) e no ar (em difusores ou ar condicionado) encontra grande valia.
Procure  sempre  a  orientação  de  um  profissional  antes  de utilizar este produto.

Candidíase Normal ou Orofaringeal

Experiências da Universidade de Hacettepe, Turkia, demostraram ser ele eficaz não só sobre a CANDIDÍASE NORMAL, mas também sobre a candidíase resistente aos medicamentos usualmente utilizados como a fluconazola. Hoje a candidíase é um problema que ataca um grande número de pessoas, e uma das formas mais comuns tem sido a vaginal, que ocasiona coceiras e desconfortos. Outros estudos da Escola Médica da Universidade de Wayne, EUA, demonstraram em pesquisa similar um potencial do tea tree no tratamento da CANDIDÍASE OROFARINGEAL refratária à fluconazola em pacientes com AIDS.

 

Caspa, queda de cabelo e seborréia

O tea tree apresenta também bons resultados, eliminando a maior parte das bactérias e fungos que vêm associados com estes problemas como Pityrosporum o vale e trichophyton sp. Já existem no mercado shampoos de tea tree empregados no tratamento de PIOLHOS, o que dá excelentes resultados.
O óleo de Melaleuca encontra aplicações terapêuticas em diversas áreas, seja puro ou aplicado em soluções, géis, emulsões ou detergentes.

 

Procure  sempre  a  orientação  de  um  profissional  antes  de utilizar este produto.
Radioterapia
Protege e fortalece a pele durante o tratamento radioterápico.
Uso veterinário
O uso veterinário do tea tree é alternativa de valor. Ele demonstrou grande eficiência numa pesquisa alemã na eliminação de diferentes tipos de microorganismos (ex. Malassezia pachydermatis) causadores de dermatite seborréica e micoses, especialmente em cães e gatos.
Fonte: Packer, J.F. e Luz, M.M.S. Antimicrobiano e Antiinflamatório Naturais para a Acne. Método para avaliação e pesquisa da atividade antimicrobiana de produtos de origem natural. Revista Brasileira de Farmacognosia, vol. 17 nº 1. João Pessoa, 2007.

 

 

 

Otite, acne, abcessos e furúnculos

O óleo de melaleuca (tea tree) também demonstrou bons resultados em inflamações do ouvido. Nós particularmente temos tido excelentes resultados com este óleo, principalmente quando casado com cipreste (Cupressus lusitanica) e/ou tomilho (Thymus vulgaris timol), no tratamento de inflamações em (acne, abcessos e furúnculos),sendo para estes problemas utilizado puro no local ou diluído em álcool ou gel. 

Doenças bucais, halitose e prevenção da cárie 

Hoje o óleo de melaleuca (tea tree) é considerado um recurso valioso dentro da odontologia no tratamento de doenças bucais e na prevenção da cárie.
Pesquisadores brasileiros da escola dentária de Piracicaba (via UNICAMP), demonstraram ser o óleo de tea tree mais eficaz que a clorexidina e o óleo de alho no combate a bactérias bucais. Apesar de todos os três mostrarem atividade antimicrobial sobre Streptococcus mutans, agente causador de cáries, somente o tea tree apresentou resultados nos outros tipos de bactérias. A clorexidina é em geral indicada para a redução da flora microbiana, sendo utilizada em produtos para desinfecção das mãos, tratamento de infecções na área bucal, genital e da pele. Sendo o tea tree de ação mais ampla que esta substância, o seu uso em soluções alcoólicas ou em gel para assepsia e tratamento dos problemas citados é uma alternativa de grande valia.

Micose de unhas.

A onicomicose (micose de unha) é uma doença provocada por fungos que se "alimentam" de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como: descolamento (a unha fica oca), espessamento, formação de manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha.
Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, pois exige paciência e perseverança no uso da medicação, além da unha ser um local de difícil penetração dos produtos para aplicação tópica. 
Uso Tópico:
Pode ser usado, em picadas de insetos, cortes, feridas, ulcerações bucais, gengivite, aftas, dor de dente, verrugas, pé-de-atleta, calos, unha preta, unha encravada, varizes, gota, lesões cutâneas, pediculose (piolhos e lêndeas), espinhas, sardas,  infecção de garganta  por estreptococo, abcessos dentários, hemorróidas internas e externas, herpes (labial, genital e zóster), KPC e infecções da pele em geral.
Devido a grande complexidade química este óleo possui uma boa capacidade de impedir a resistência microbiana o que lhe confere uma excelente ação anti-séptica. Esta é, portanto, uma das grandes vantagens de seu uso.
Imunoestimulante
Num estudo do Departamento de Pesquisa do Colégio Nacional de Quiropraxia, EUA, foi constatado que o tea tree age como anti-séptico de duas maneiras, através de uma ação direta sobre os microorganismos, e segundo através de um processo de ativação dos glóbulos brancos no processo de defesa do corpo. Sendo assim, podemos considerar que ele possui propriedades imunoestimulantes, o que o torna uma alternativa formidável para pacientes com baixa resistência e/ou doenças que fragilizam sua imunologia e permitem o aparecimento de doenças inoportunas.

Procure  sempre  a  orientação  de  um  profissional  antes  de utilizar este produto.
Fonte: Fabian László. Enciclopédia de Fitoaromaterapia. No prelo.
Gao, Ying-Ying et alli  Clinical Treatment of Ocular Demodecosis by Lid Scrub with Tea Tree Oil. Comea. vol. 26 n.2, february, 2007.
Elivaeli Com.Ind. e Agricultura. Santa Tereza - RS

 

2 comentários:

  1. O podólogo poderá ajudar no caso de micose ungueal.

    ResponderExcluir
  2. o melhor que há no mercado para tratamento de micoses, pode confiar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...