Como funciona a Constelação Sistêmica

Conteúdo desta página:
O método da constelação sistêmica

O que são sistemas?

A constelação sistêmica é uma técnica reconhecida?

Que área da sua vida pode ser trabalhada na constelação sistêmica?

O que a constelação lhe traz de benefício?

Como funcionam as constelações?

Como é o atendimento em grupo?

Como é o atendimento individual?

Quantas sessões são necessárias?

Quais referências apóiam a teoria da constelação sistêmica

1 - O método da constelação sistêmica

Você somente pode se realizar se está bem consigo mesmo. Em equilíbrio, sem ansiedade e sem querer ser outra pessoa diferente do que você já é, vivendo o melhor que você pode aqui e agora, as oportunidades e melhores caminhos se apresentam. O sucesso se faz, sem ser pensado nele. Para alcançar este estágio, foi ensinado que você precisava aprender coisas que você não sabe, ser diferente do que você é. Cursos e treinamentos convencionais ajudam, acrescentam, você melhora em alguns aspectos, porém, enquanto o conteúdo emocional e sistêmico não está em harmonia, você não está livre para viver e aberto para a realização nos relacionamentos, na profissão e na vida. As atividades, workshops e cursos nokomando resgatam o seu potencial original, que já existe em si, preparando-o para desfrutar a vida da melhor forma possível.

Quer saber um pouco mais sobre a constelação sistêmica? Para você que está entrando em contato agora com este fascinante método terapêutico, de coaching e diagnóstico, organizamos uma série de perguntas que vão esclarecer as suas principais dúvidas a respeito.

voltar ao topo

2 - O que são sistemas?

Os sistemas, na constelação familiar sistêmica, são definidos como um conjunto de informações e energia que permeiam um grupo familiar, dando características individuais ao grupo, influenciando o comportamento e as emoções de cada indivíduo. Um sistema familiar é diferente de outro sistema familiar, e membros da mesma família, apesar de receberem características comuns, possuem percepções diferentes do próprio sistema.
Além dos grupos familiares, todos os agrupamentos, como empresas, clubes, etc., possuem também um sistema que os une. E todas as coisas vivas, o que significa tudo o que nos cerca, possuem sistemas que interagem com o nosso próprio sistema, influenciando nossos projetos, nossa criatividade, nossa motivação. Os sistemas que não são familiares são trabalhados de forma arquetípica, pela constelação estrutural sistêmica.

voltar ao topo

3 - A constelação sistêmica é uma técnica reconhecida?

Hoje a constelação tomou rumos que vão além do método de Hellinger, e é uma técnica psicoterápica e de coaching reconhecida em dezembro de 2008 pelo WBP - Wissenschaftlicher Beirat Psychoterapie, o órgão oficial alemão que regulamenta os tratamentos psicoterápicos.
A trainer do nokomando e terapeuta sistêmico Theresia Maria Spyra (Theresa Spyra) vem realizando periodicamente estudos de aperfeiçoamento na Alemanha e Suíça, trazendo a você as últimas novidades técnicas do método.

voltar ao topo

4 - Que área da sua vida pode ser trabalhada na constelação sistêmica?

A técnica da constelação pode ser aplicada na área terapêutica, como consultoria de desenvolvimento pessoal e profissional e consultoria de diagnósticos.
É importante saber que as soluções sistêmicas ocorrem através de insights intuitivos e emocionais, muito rápidos e eficazes.

Como terapia

Em todas as questões familiares
Problemas de vícios e atitudes compulsivas
Sintomas e doenças psicossomáticas
Bloqueios emocionais
Questões de relacionamento
Auto-conhecimento, auto-controle
Como consultoria profissional e pessoal

Desbloqueio de caminhos profissionais
Soluções para imagem pessoal e marketing pessoal
Soluções para mudanças de rumo
Descobertas de recursos e habilidades pessoais
Encontro da missão profissional
Soluções para desapego de objetos
Reorganização pessoal
Equilíbrio e qualidade de vida
Encontro de caminhos espirituais
Como consultoria de diagnósticos e soluções

Desbloqueio da criatividade (escritores, artistas, publicitários, etc.)
Soluções para vendas de imóveis, carros, objetos
Harmonização de ambientes, casas
Equilíbrio sistêmico em decoração, jardinagem
Diagnósticos de bloqueios emocionais e sistêmicos em sintomas e doenças
Como caminho de auto-conhecimento profundo
Descoberta de quem você é, em essência
Ruptura com crenças limitantes
Percepção da vida, em todo o seu esplendor
Percepção da essência e beleza do outro
Abertura da mente intuitiva
Vivência da sua essência interior, sem dogmas
Vivência em estado de consciência
voltar ao topo

5 - O que a constelação lhe traz de benefício?

A constelação sistêmica age em seu sistema familiar, emocional e de crenças, tirando o peso das emoções conflitantes e os impulsos sistêmicos que o conduziam a pensamentos e atitudes desconfortáveis, que geraram maus resultados. Isso, por si só, resulta em soluções para diversos conflitos, dúvidas, medos, angústias, sintomas corporais.

Além disso, ela lhe apresenta os caminhos intuitivos onde, naturalmente, você poderá encontrar a própria realização pessoal e profissional, sem ter a necessidade de “fazer força” para alcançar um objetivo ou ter que ser melhor do que você já é para merecer ser feliz e livre.
De acordo com a sua própria busca, a constelação sistêmica lhe traz profundo auto-conhecimento e a descoberta da sua conexão com todo um histórico familiar, onde você se sente acolhido e pertencente. Isso pode representar um profundo encontro consigo mesmo, e isso lhe dá forças, intuição, coragem e equilíbrio, fazendo você realmente pleno, feliz consigo e com a própria vida, sem nenhuma ansiedade em alcançar metas, curtindo o caminhar e com a certeza de que está fazendo o melhor de si. Somente isto basta, e seus projetos tornam-se diversão e experiências.

voltar ao topo

6 - Como funcionam as constelações?

A constelação familiar e estrutural sistêmica pode ser feita em grupo ou individual. Ela deve ser realizada pela própria pessoa que possui a questão a ser trabalhada. A questão deve ser algo que tem a ver com o próprio cliente: um problema, uma dificuldade, dúvidas, sintomas, doenças, busca de soluções profissionais, ou questões de pessoas próximas que tenham relevância para a vida do cliente. Por exemplo, problemas com um filho, com o marido ou esposa, namorado, sócio, etc. Não é trabalhado o “problema do outro”, mas sim como o “problema” afeta a si. A constelação sistêmica torna claro os caminhos inconscientes, ou seja, os sistemas que mantém você conectado ao problema, e aponta para soluções onde estes sistemas se harmonizam, desbloqueando as emoções envolvidas e possibilitando novo comportamento.

Após você ter uma questão para ser trabalhada, na constelação em grupo será solicitado que sejam colocados os personagens envolvidos na resolução do problema. Sob a orientação da terapeuta, serão escolhidos do grupo de participantes os representantes, por exemplo, para o seu pai, a sua mãe, para você mesmo, para um filho, e a dinâmica se inicia, com os representantes relatando somente as sensações que percebem em si. As percepções são intuitivas e por isso, não é permitido contar-se histórias, fazer suposições, dar conselhos. O trabalho é somente perceber e relatar as sensações. Dessa forma, o sistema começa a demonstrar por si mesmo, onde existem bloqueios, e através do andamento da dinâmica, estes bloqueios são solucionados. O cliente percebe em si a resolução, muitas vezes com um grande e libertador impacto emocional.

Nas constelações individuais, ao invés de representantes humanos, são utilizadas algumas técnicas diferentes, e o próprio cliente perceberá as sensações. Os efeitos e resultados são os mesmos.

voltar ao topo

7 - Como é o atendimento em grupo?

Em data pré-agendada, reúne-se um grupo de trabalho de constelação sistêmica. Nos nossos grupos, você pode trabalhar tanto questões familares, como profissionais ou de diagnóstico. Você deverá se inscrever antecipadamente, por e-mail ou telefone, e poderá participar do grupo de duas formas:

a) Como participante sem questão:
você presencia a constelação de um companheiro que colocará uma questão pessoal que deseja resolver. Você pode, eventualmente (e voluntariamente) ser escolhido como um representante para “trabalhar” nesta dinâmica. O fato de presenciar ou participar da constelação de um companheiro começa a deixar claro questões emocionais que estavam inconscientes em si. Participar sem questão é ideal para a pessoa que ainda não está com a própria questão muito clara, ou seja, não sabe exatamente qual questão específica da própria vida deseja resolver.

b) Como participante com questão (constelar):
você já possui em si uma questão formada, sabe o que deseja trabalhar e resolver. Então, colocará a questão de maneira bastante sintética, sem se alongar em explicações. Será solicitado um histórico familiar, os fatos (que você conhece) que ocorreram na família – atual e com os antepassados (situações de exclusões conhecidas, como mortes precoces, abortos, separações, assassinatos, imigração, abandono, casos de loucura, doenças graves, vícios, casamentos rompidos de forma traumática, etc.). Esse histórico já será solicitado no momento da sua inscrição para o trabalho. Não é necessário ser absolutamente preciso, porque não é o conhecimento do fato que soluciona a questão, mas sim o revelar a energia do ocorrido, acolher e deixá-la a quem é de direito. Isso se demonstra na constelação, sem a necessidade de saber o que aconteceu. A energia emocional permanece no sistema, e é percebida, sempre.
O trabalho em grupo possui uma sinergia intensa e no momento em que o grupo se forma, conecta-se um sistema programado para a cura e a resolução das questões. Todos estão interligados. Sem se conhecer fisicamente, o grupo já troca experiências inconscientes. Por isso, é comum que temas semelhantes sejam trabalhados num dia de constelação. Por isso, é importante que você permaneça o tempo todo do trabalho, mesmo que a sua questão já tenha sido colocada.

voltar ao topo

8 - Como é o atendimento individual?

Basta você agendar um horário de segunda à sexta-feira, das 14 às 20 horas. A dinâmica do trabalho é a mesma que a em grupo, porém, com técnicas diferentes. O trabalho dura em média 2 horas. O atendimento individual é aconselhável a pessoas que não se sentem confortáveis em trabalhar em grupo. Também é adequado a pessoas que desejam um acompanhamento da própria questão, e orientações sistêmicas da terapeuta Theresa Spyra.
No atendimento individual contínuo, são também trabalhadas as suas crenças, valores e atitudes, agilizando o encontro de soluções, o planejamento de novas metas, o equilíbrio no aqui e agora, a percepção da vida e do prazer. As respostas estão sempre em si – o trabalho individual ajudará a deixá-las mais claras.

voltar ao topo

9 - Quantas sessões são necessárias?

A constelação familiar sistêmica é uma terapia breve, focada na solução das suas questões. Por isso é importante:

a) Saber qual é a questão que você quer trabalhar, e estar consciente – nos casos terapêuticos - de que as soluções são trazidas do seu próprio sistema familiar, o que significa que é um trabalho pessoal, que depende da sua vontade de resolver a questão;

b) Estar aberto para olhar para as próprias emoções e ouvir as respostas intuitivas;

c) Pré-disposição para incluir em seu sistema o que foi excluído;

d) Foco sempre na solução, no prazer, no equilíbrio, na saúde.

A técnica da constelação atua na mente inconsciente e nos bloqueios emocionais. Para uma questão terapêutica, é necessário trabalhar entre uma e no máximo três constelações. Se surgirem questões novas, então, pode ser importante outras constelações, mas nunca em número maior que cinco, em média. Mesmo assim, esses casos são a minoria. Não colocamos um prazo de retorno, porque é importante que os insights sejam digeridos no próprio tempo. Quando for necessário voltar, se for necessário, você saberá.

Uma única exceção é o atendimento contínuo, feito nos casos de consultoria. Você, mais que resolver uma questão, busca apoio para situações onde é necessário mudanças de comportamento, de atitudes, de crenças. Por trabalhar, aí sim, com a reorientação da mente consciente, são necessárias mais sessões, de acordo com a sua própria necessidade. Quando você for atendido, será orientado a respeito da quantia de sessões. De qualquer forma, o trabalho do nokomando é colocar você no comando da sua própria vida, dos seus pensamentos, emoções e rumos. Por isso, queremos compartilhar da sua presença mais como companheiro e amigo, do que como cliente.

voltar ao topo

10 - Quais referências apóiam a teoria da constelação sistêmica?

Bert Hellinger cita a teoria dos campos morfogenéticos, do biólogo inglês Rupert Sheldrake, formado em ciências naturais e Phd em bioquímica pela Universidade de Cambridge e filosofia em Harvard. Sua teoria explica não apenas a transmissão de memória entre gerações de seres humanos, como da relação entre a transmissão de informações entre todos os organismos da natureza: “A memória individual e as capacidades de aprendizagem têm lugar contra o background de uma memória coletiva herdada por ressonância mórfica de membros anteriores da espécie. No domínio humano, tal conceito já existe na teoria de Jung do inconsciente coletivo, como uma memória coletiva herdada. A hipótese da ressonância mórfica permite que o inconsciente coletivo seja visto não apenas como um fenômeno humano mas como um aspecto de um processo muito mais abrangente, por intermédio do qual os hábitos são herdados por toda a parte na natureza.”

A teoria do inconsciente coletivo, do psiquiatra suíço Carl Jung, citado por Sheldrake, diz que é a camada mais profunda da psique e constitui-se dos materiais que foram herdados da humanidade. É nesta camada que existem os traços funcionais como se fossem imagens virtuais, comuns a todos os seres humanos e prontas para serem concretizadas através das experiências reais. A existência do inconsciente coletivo não depende de experiências individuais, como é o caso do inconsciente pessoal, porém, seu conteúdo precisa das experiências reais para expressar-se, já que são predisposições latentes.

Em termos filosófico-espiritualistas, o tao chinês, o zen-budismo e o advaita vedanta da Índia são fontes de discussão e apoio nos livros de Hellinger, que se distanciou da mentalidade cartesiana determinista ao deixar a Igreja Católica. Isso quer dizer, na constelação sistêmica, não se vê o certo ou o errado. Simplesmente se observa “aquilo que é”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...